quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Os capitalistas como sempre insatisfeitos

O líder dos arrozeiros, Paulo César Quartiero, que tem duas fazendas na reserva, assistiu ao julgamento. No intervalo, andando de um lado a outro do plenário, afirmou que "os brasiguaios [brasileiros com terra no Paraguai] são mais bem tratados que os produtores brasileiros". Na saída, disse: "A minha conclusão é que o governo brasileiro já vendeu a Amazônia e agora está lutando para entregar aos novos proprietários". "E está usando a desculpa da questão indígena para esticar a política entreguista desse governo", completou ele.

Para o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), um dos autores da ação contra a demarcação contínua, haverá impacto econômico sobre Roraima, pois o Estado ficaria com menos de 10% de terra. "Os demais estão na mão do Incra e dos índios."

"Insatisfeitos são estes homens que não cassam de lucros e mais lucros. E logo depois, reclamam dos índios. Estes fazendeiros pensam que o mundo é deles e que todas as terras são suas e de mais ninguém. Se voltarmos ao passado verá que as terras eram habitadas pelos os índios, e com chegada dos colonizadores o povo indígena foi expulso de suas próprias terras. Agora os descendentes dos colonizadores dizem que são vitimas dos índios. Os nossos irmãos índios querem apenas o que é de direito deles."

Douglas Jeremias

Nenhum comentário: